O que é tricoscopia?
A tricoscopia é um exame realizado no couro cabeludo, de maneira indolor e não invasiva. A técnica faz uso de um fotovideodermatoscópio, que aumenta a visão de 20 a 70 vezes, permitindo uma avaliação microscópica das hastes pilosas e do couro cabeludo. Dessa forma, o médico visualiza detalhadamente as estruturas dos fios e pode estudar as causas de maneira eficiente, o que não poderia ser feito a olho nu.
A tricoscopia é essencial na consulta de um paciente com queda de cabelo. As imagens gravadas no exame podem ainda ser usadas no acompanhamento para comparação de resultados do tratamento.
para que serve A TRICOSCOPIA?
O procedimento permite a avaliação dos sinais clínicos e sintomas das diversas doenças que afetam os fios e o couro cabeludo, como: descamações, inflamações e doenças do próprio fio. Ele também avalia falha localizada e queda de cabelo em geral.
O método é muito preciso e um grande aliado durante análises laboratoriais complementares ou exames mais invasivos, como a biópsia, para auxiliar o diagnóstico e terapêutica na maioria dos casos. A importância da tricoscopia se dá, por exemplo, no tratamento da calvície, pois há necessidade de avaliar a evolução, de seis em seis meses.
Uma pergunta frequente é com relação a diferença entre Tricologia e Terapia Capilar. Para acabar com as dúvidas, escrevemos um artigo completo sobre o tema. Clique aqui para ler.
Quando realizada por profissionais capacitados, a tricoscopia é um método diagnóstico excelente, permitindo que boa parte dos problemas capilares sejam detectados com precisão.
Nesse sentido, uma pesquisa científica publicada no Journal of Trichology comparou tricoscopia e tricograma para diagnóstico de alopecia feminina.
O estudo, realizado na Suíça, submeteu 162 mulheres com queixa de perda de cabelo aos 2 exames, e o resultado encontrado foi que de 89 mulheres diagnosticadas com alopecia, a tricoscopia foi superior ao tricograma na detecção tanto de casos iniciais quanto avançados.
O método permite a avaliação dos sinais clínicos e sintomas das diversas doenças que afetam os fios e o couro cabeludo, como as descamações e as inflamações. As afecções diagnosticadas pela tricoscopia são:
- Rarefação e perda de cabelo
- Calvícies masculina e calvície feminina (alopecia)
- Alopecia areata
- Alopecia frontal fibrosante
- Eflúvio telógeno
- Lúpus
- Líquen plano pilar
A dermatoscopia, ou microscopia epiluminescente, é o exame utilizado na avaliação de lesões cutâneas em geral. Ela é utilizada, por exemplo, para diferenciar lesões pigmentadas, como uma pinta de um melanoma. Assim, trata-se de um termo mais geral para designar o mesmo exame. Quando o exame se restringe ao couro cabeludo, ele recebe o nome de tricoscopia.
A tricoscopia avalia aspectos como formato, calibre, pigmentação e integridade do fio, alergias, irritações e padrões de vascularização do couro cabeludo. Dessa forma, ela pode colaborar no diagnóstico de diversas condições que afetam cabelos ou couro cabeludo.
A tricoscopia é um exame de imagem, não-invasivo, sem cortes, dor ou desconforto.
O método é rápido e seguro, sendo bem aceito por pacientes, não requer preparo e nem tem contraindicações.
Este é um exame muito prático, sendo realizado no próprio consultório. Não dói ou causa qualquer desconforto ao paciente e também não requer preparo prévio. Nós encostamos o aparelho na região do couro cabeludo que pretendemos examinar ou diretamente no fio.
O curioso é que cabelo branco dificulta a análise dos fios, por isso, nesses casos, é indicado pintar o cabelo. Normalmente, as pessoas acham que não podem tingir o cabelo, mas é o contrário, isso nos ajuda a analisar melhor as estruturas do fio.
A tricoscopia reduz, mas não exclui a necessidade de se fazer tricograma ou biópsia do couro cabeludo. Esses exames continuam sendo muito úteis na prática clínica, porém eles passaram a ter indicações mais restritas.
De maneira geral, após anamnese e exame dermatológico, a tricoscopia deveria ser sempre o primeiro exame complementar a ser feito em pessoas com problemas capilares. A partir dos achados desse exame, em casos específicos, então se indica a necessidade de realizar outros exames como o tricograma ou a biópsia.
Dessa forma, além dela servir de ferramenta de triagem para os outros exames, ela poder orientar o melhor local para eles serem feitos.
A queda de cabelo e a rarefação capilar são queixas frequentes, sendo o diagnóstico, às vezes, desafiador. A tricoscopia é valiosa ferramenta não-invasiva para avaliação de pacientes com queda de cabelo ou rarefação capilar.
Desde que realizada por um profissional capacitado, ela permite o diagnóstico rápido e preciso, evitando-se gastos com exames desnecessários. Além disso, quanto antes se faz o diagnóstico certo, mais rápido pode se iniciar o tratamento, com maior chance de se obterem bons resultados.
Se você notou uma queda de cabelos ou rarefação, agende uma consulta o quanto antes.
Clique no botão abaixo e tire suas dúvidas com nossa equipe de dermatologistas, tricologistas e terapeutas capilares.